Corpo Docente

Linha 1: PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS, RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO CULTURAL

Tácito Freire Borralho

DOUTOR EM  ARTES CÊNICAS (ECA-USP)
tf.borralho@uol.com.br
(http://lattes.cnpq.br/6354056336043839)

Tácito (Freire) Borralho (Segundo o poeta Nauro Machado) reelaborou conscientemente os mitos – ou foros arcaicos – do fantasioso universo maranhense, e o mais importante: fazê-lo a nível superior de um popular infenso ainda às descaracterizações de um emergencial modernismo – ou modernoso espúrio – a chegar por vias tortuosas até nós. As raízes por ele exploradas com a capacidade de um verdadeiro escafandrista do nosso litoral geográfico, lhe dão a primazia de ser, entre nós, um intelectual primitivista ou um ingênuo com arraigado instinto cultural”. Tácito Borralho nasceu em Primeira Cruz (MA), em 07 de agosto de 1948, cursou o ginásio no Ateneu Teixeira Mendes em São Luís e teologia em Recife (PE). Lá criou o Grupo Armação, vencedor do 1º Festival Nacional de Teatro de Caruaru, em 1970. Foi o criador do Laborarte, em 1972; presidente da Federação Nacional de Teatro Amador – FENATA; presidente da Confederação Nacional de Teatro Amador – COFENATA; presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) e centro Unima Brasil – CEUB. Fundou a Companhia Oficina de Teatro – COTEATRO e foi idealizador e fundador do Centro de Artes Cênicas do Maranhão – CACEM, hoje órgão da estrutura da Secretaria de Estado da Cultura. Detentor do Prêmio MEC – troféu Mambembe, categoria especial – São Paulo (1978), pela sua atuação em “O Cavaleiro do Destino”. Como dramaturgo recebeu os prêmios “Artur Azevedo”-Concurso Cidade de São Luís (1990), com Gibi, o menino que não sabia voar e, Plano Sioge (1993), com O Palco do Imaginário Popular Maranhense, em parceria com Josias Sobrinho. Graduado em Filosofia pela UFMA e pós-graduação pela ECA – USP em 2000, obteve o grau de professor mestre em artes. Hoje é professor associado nível 1, do Departamento de Artes Cênicas (DEARTC) da UFMA e Diretor Artístico da COTEATRO.

Jurandir Eduardo Pereira Junior

DOUTOR EM TEATRO (UDESC)
jurandir.eduardo@ufma.br
(http://lattes.cnpq.br/2242183361158837)

Professor Adjunto Classe C do Departamento de Artes Cênicas, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, na área de visualidade da cena cenografia e caracterização, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC (UFMA). Mestre e doutor em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGT (UDESC). Líder do grupo de pesquisa CENACORPO – Encenações e corporeidade UFMA/CNPQ. Coordenador do projeto de pesquisa FIGURINOGRAFIA, Laboratório de Investigação da Grafia Visual Cênica. Coordenador pro tempore do curso de Licenciatura Plena em Teatro da UFMA.

Regiane Aparecida Caire da Silva

Doutora em História da Ciência (PUCSP)
rcayre@gmail.com
(http://lattes.cnpq.br/5397420954481041)

Doutora vinculada à Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com Pós-Doutorado em Conservação e Restauro de Documentação Gráfica realizado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Líder do Grupo de Pesquisa A Imagem Sobre o Papel GEPIPA/CNPQ, com atuação docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na linha de pesquisa Pedagogia das Artes Cênicas, Recepção e Mediação Cultural. Possui Doutorado em História da Ciência com ênfase nos processos da imagem impressa, Mestrado em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa Processo de Criação, ambos realizados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP e licenciada em Artes Plásticas (Licenciatura Plena) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) no ano de 1984. Investiga a imagem impressa e originais sobre o papel e a visualidade na cenografia. Campo de estudo: a cor na cena, conservação e restauro do papel, história da ciência e ensino de artes.

Tânia Cristina Costa Ribeiro

DOUTORA EM ARTE CONTEMPORÂNEA (UnB)
taniagassen@gmail.com
(http://lattes.cnpq.br/9923951943288596)

Doutora em Arte, junto ao Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB, na linha de pesquisa “Processos Composicionais para a Cena”, com o estudo “É uma dança Portuguesa, com certeza? Um estudo sobre formas de pertencimentos, processos de criação e influencias na Dança Portuguesa do Maranhão (2016). Realizou investigação por meio da bolsa de doutorado SANDUICHE na Universidade de Motricidade Humana/Programa de Pós-Graduação em Dança – Universidade de Lisboa (Portugal). Mestre em Ciências Sociais, com concentração na área de antropologia, desenvolveu o estudo denominado “Nos bastidores da dança contemporânea: estudo sobre corporalidade e formas de sociação”, com sua defesa em março de 2008. Graduada em Educação Artística/Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Professora assistente III da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Departamento de Artes. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Arte-educação, atuando nos seguintes seguimentos: dança, cultura corporal, expressão corporal, cultura popular, metodologia e artes visuais. De 2003 a 2010 coordenou o Acaia-grupo de práticas e estudos corporais com alunos dessa instituição, desenvolvendo produções artísticas, extensão e pesquisa. Atuante em projetos de extensão, coordenou o projeto “Terreiro em festa” de 2003 a 2012, projeto oficializado junto à instituição. Foi integrante do GEASC (2004) Grupo de Estudos em Antropologia e Sociedade Contemporânea, grupo que se destina à discussões, pesquisa e produções científicas sobre corpo, risco e sexualidade, incluindo alunos e professores dessa instituição. Busca participar de eventos científicos locais, nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas junto aos seus alunos, voltadas para a cultura das danças populares tradicionais e contemporâneas. Compartilhou com o projeto de extensão “Arte na Escola” ligado ao Instituto do mesmo nome, na qualidade de coordenadora pedagógica e coordenadora geral (2008-2012). Participou da vivência frente do curso de Licenciatura em teatro (2010-2011), modalidade à distância (PROLICEN), como coordenadora geral. Atualmente desenvolve pesquisas que envolvem: o ensino de arte no Maranhão e o hibridismo nas danças populares. No presente momento coordena o Pólo Arte na Escola com ações de formação continuada junto a professoras(res) de escolas de ensino básico e alunos egressos.

Linha 2: PROCESSOS E POÉTICAS DA CENA

Fernanda Areias de Oliveira


Doutorado em Informática na Educação (UFRS)
nandaareias1@gmail.com
(http://lattes.cnpq.br/8726813473492947)

Possui bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação Direção Teatral, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Candido Mendes, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado pela École Nationale Supérieure des Arts et Techniques du Théâtre, ENSATT, França. É professora Adjunta II no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão, onde coordena os Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias Dramáticas (LabTecDrama).Professora do Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (UFMA), na linha de pesquisa Expressões e Processos Socioculturais e do Mestrado em Artes Cênicas (UFMA) na linha de pesquisa PROCESSOS E POÉTICAS DA CENA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: arte tecnologia e educação, intermedialidade, pedagogia do teatro e cena contemporânea.

Gisele Soares de Vasconcelos

Doutora em Artes Cênicas (USP)
vasconcelosgisele@yahoo.com.br
(http://lattes.cnpq.br/8042031616735309)

É professora do Departamento de Artes Cênicas da UFMA Possui graduação em Artes Cênicas (2000) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2007). É doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes, da USP com pós doutorado na UNIRIO. É atriz-pesquisadora do Grupo Xama Teatro onde atua em espetáculos, oficinas, contadores de histórias e programa radiofônico. É coordenadora da Empresa Junior Gestus Produções Culturais (UFMA/FAPEMA). É líder do grupo de pesquisa do CNPq Pedagogias Teatrais e Ação Cultural. Professora de Pós Graduação na UFMA, atua no Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas na UFMA, na linha de pesquisa Processos e Poéticas da Cena e no Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES), na linha Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes.

Larissa Leda Fonseca Rocha

DOUTORA EM COMUNICAÇÃO (PUC-RS)
larissa.leda@ufma.br (http://lattes.cnpq.br/5812508596685080)

Pós Doutorado – Bolsista CNPq – no Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo / ECA – USP). Doutora em Comunicação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUC-RS), Mestre em Comunicação (Universidade Federal Fluminense / UFF), Especialista em Docência do Ensino Superior (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / PUC Minas) e jornalista (Universidade Federal do Maranhão/ UFMA). Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA e da Pós-Graduação em Artes Cênicas (UFMA). Coordenadora do GP de Ficção Televisiva Seriada da Intercom e do DTI de Estudos de Televisão e Cinema do Ibercom. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Observatório de Experiências Expandidas em Comunicação – (ObEEC/UFMA/CNPq) e Vice líder do grupo Comunicação, Tecnologia e Economia (ETC/UFMA/CNPq). Editora da revista Cambiassu (Departamento de Comunicação Social e Mestrado Profissional em Comunicação/ UFMA).

Luciana Silva Aguiar Mendes Barros

Doutorado em Informática na Educação (UFRGS)
http://lattes.cnpq.br/9454519770693683

Possui graduação em Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (2003), graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (2000) , mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Instituto Federal do Maranhão cursos técnicos e na graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Arte e Educação (GPTAE). Tem experiência como docente e e como pesquisadora na área de Arte, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, educação a distancia e tecnologias aplicadas a arte. 

Michelle Nascimento Cabral Fonseca


Doutora em Comunicação Social (PUC/RS)
michellencabral@hotmail.com
(http://lattes.cnpq.br/3682376794834169)

Artista-docente do curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Atriz, palhaça e diretora teatral. Coordenadora do Mestrado em Artes Cênicas – PPGAC/UFMA. Tem Pós-Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de Zaragoza – UNIZAR na Espanha. É Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS e Mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Bacharel em Artes Cênicas-Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Encenação e Corporeidades – CENACORPO/CNPQ e, coordena os projetos de pesquisa Teatro e Intermidialidade – Dos Palcos à Tela da TV: conexões entre a arte e a comunicação e o URBANITAS- Laboratório de Criação Cênica em Teatro, Circo e Cidade. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro de rua, circo, espaço público, mediação cultural, encenação e estudos da recepção teatral.

Ricieri Carlini Zorzal


Doutor em Música (UFBA)
riciviolão@terra.com.br
(http://lattes.cnpq.br/3267683322470733)

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2005) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2009). Recentemente, concluiu pesquisa pós-doutoral na Martin-Luther-Universität Halle/Wittenberg, na Alemanha, e tem publicado seus resultados de pesquisa em importantes periódicos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Maranhão, onde tem atividades no curso de graduação em Música-Licenciatura e é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade PGCult – UFMA (linha de pesquisa: Expressões e Processos Socioculturais) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC – UFMA (linha de pesquisa: Processos e Poéticas da Cena).

Gilberto dos Santos Martins

Doutor em Artes (Universidade Federal do Pará – 2022)

martins.gilberto@discente.ufma.br

 http://lattes.cnpq.br/2495541083851823

Doutor em Artes (Universidade Federal do Pará – 2022), Mestre em Artes (Universidade Federal de Uberlândia – 2016), Licenciado em Teatro (Universidade Federal do Maranhão – 2011). É docente em regime de dedicação exclusiva no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA – Campus São Luís – Centro Histórico). É docente e coordenador do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (Portaria n 4333/2023- GAB-REIT/REITORIA/IFMA), no IFMA Campus São Luís -Centro-Histórico. É docente do Mestrado Profissional em Artes, na linha de pesquisa Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes, e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, na linha de pesquisa Pedagogia das Artes Cênicas, Recepção e Mediação Cultural, ambos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É autor da obra: Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM): memórias e resistências de uma escola de teatro (2019). Desenvolveu sua pesquisa de doutorado voltada ao teatro amador de São Luís ao longo século XX, com ênfase na encenação TEMPO DE ESPERA, de Aldo Leite. É Ator e pesquisador no Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho em São Luís do Maranhão. Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: História e Historiografia do Teatro; Teatro Brasileiro; Teatro Amador; Teatro e Memória; Teatro e Política; Teatro Latino Americano e Decolonialidades no teatro.

Abimaelson Santos Pereira

Doutor em Artes (UNESP)

abimaelson.santos@ufma.br

Diretor, Iluminador Teatral e Curador. Professor da Universidade Federal do Maranhão. Tem doutorado em Artes, pela UNESP e mestrado em Cultura e Sociedade pela UFMA. No campo das pedagogias das artes cênicas pesquisa: intervenção urbana, metodologias de ensino do teatro e teatro de grupo. Autor do livro Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro (2013). Na UFMA ministra, prioritariamente, as disciplinas do campo da pedagogia das artes cênicas e de iluminação teatral. Atualmente compõe o grupo de teatro Budejar Criações Artística.

Maria José Lisboa Silva

Doutorado em Estudos de Teatro (Faculdade de Letras- FLUL, Lisboa/PT)

maria.lisboa@ufma.br

 http://lattes.cnpq.br/3699006787732393

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística (habilitação em Artes Cênicas) pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (1996), Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (1999) e Doutorado em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras- FLUL, Lisboa/PT em 2018. É professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação . Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Federal do Maranhão do Curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cênicas e da Pós Graduação em Artes Cênicas da UFMA. Ao longo de sua trajetória profissional e acadêmica desenvolveu um particular interesse pelas relações entre o Teatro e Pedagogia, tanto no contexto da educação formal quanto no da educação não-formal. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pedagogia Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro em comunidades, teatro e escola e teatro de grupo. Atualmente, na UFMA, atua como coordenadora pedagógica do projeto de extensão Arte na Escola, promovendo cursos de formação continuada para professores do ensino infantil e fundamental e coordena o grupo de estudo Laboratório de Teatro Comunitário: identidades e memórias- LABORITEC . Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro de 2013 a 2015. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso de Licenciatura em Teatro É atriz, sócia fundadora e pesquisadora do Grupo Grita do bairro do Anjo da Guarda (1975 – ) . Sua experiência como atriz, inclui espetáculos, como I Juca Pirama, de Gonçalves Dias; Romance do Vilela, de Francisco Pereira da Silva; Preto Fugido, de César Teixeira; Os Mansos da Terra, de Raimundo Alberto; Folia dos 3 Bois, de Silvia Orthof; Cavaleiro do Destino de Tácito Borralho; Tempo de Espera, de Aldo Leite; Os Saltimbancos, de Chico Buarque; Aves de Arribação, de Aldo Leite; O Sitio do Picapau Amarelo, criação coletiva; A Via Sacra, criação coletiva do grupo (1981 – ), entre outros. Atuou no Prata da Casa (UFMA), como professora em cursos de pós-graduação e em projetos de extensão. No Grupo Grita, especialmente, ministra cursos de formação de atores e coordena projetos sociais voltados para teatro educação. Em 2020 prepara seu projeto de grupo de estudos, nomeadamente O Grupo de Estudos em Teatro Comunitário GESTEC, tendo como linhas de pesquisa: o Teatro Comunitário e a Pedagogia Teatral e o projeto de pesquisa HTM on-line – HISTÓRIA DE TEATRO DO MARANHÃO ON LINE.

José Flávio Gonçalves da Fonseca

Doutor em Artes (Universidade Federal do Pará – UFPA)

jfg.fonseca@ufma.br

http://lattes.cnpq.br/0944302482820547

Flávio Gonçalves é Artista-docente, Pesquisador-artista, Docente-Pesquisador. Graduado em Teatro e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará ? UFC. Doutor em Artes pela Universidade Federal do Pará ? UFPA. É professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Teatro e do Curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos da Universidade Federal do Amapá ? UNIFAP e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas/Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Nômade (LABORANO) e membro do Grupo de Pesquisa NECID ? Núcleo de Estudos em Espaços Culturais, Deliberativos e Inclusivos. Interessa-se pela pesquisa dos processos de criação que atravessam tanto a prática artística como a docente, com ênfase na cena expandida e intermedial nas interlocuções entre arte e tecnologia. Desenvolveu em conjunto com a equipe do NUTEA – Núcleo Tecnológico de Informação e Comunicação o aplicativo de Acessibilidade Cultural TIacessa e organizou, juntamente com Emerson de Paula, o livro “Acessibilidade Cultural no Amapá”, no ano de 2021 e em 2022 publicou o livro “Poéticas Nômades: Pesquisa criação na cena expandida e intermedial” e organizou o livro “Acessibilidade Cultural no Amapá II”. É artista da OFICARTE Teatro e Cia. da cidade de Russas-CE desde ano 2000.

Professores Colaboradores

MARTA ISAACSSON DE SOUZA E SILVA

Doutorado em Estudos Teatrais
http://lattes.cnpq.br/0990182192329160

Possui Doutorado e Mestrado em Études Théâtrales pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, França. Graduação em Bacharelado Em Artes Cênicas Habilitação Em Direção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua no ensino da graduação e pós-graduação de Artes Cênicas. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação (ABRACE)

NEY WWENDELL CUNHA OLIVEIRA


Pós-Doutorado em Sociologia Université du Québec à Montréal (UQAM)
http://lattes.cnpq.br/3613293773224660

Ney Wendell é natural de Valente-Bahia, professor da “Faculté des arts de l’Université du Québec à Montréal (UQAM)” no Canadá. Mestre em Artes Cênicas pela UFBA, licenciado em Teatro pela UFBA, arte-educador, diretor teatral, escritor e gestor de projetos sociais e educacionais.

ANDRÉIA APARECIDA PARIS


Doutorado em Teatro (UDESC)
http://lattes.cnpq.br/5463561875258649

Graduação em Artes Cênicas (UEL). Mestre em Teatro  (UDESC). Pesquisa na área da composição e percepção do ritmo no trabalho do ator e da atriz na cena teatral. Doutorado em Teatro (UDESC) na linha de pesquisa “Linguagem, Corpo e Subjetividade”.