Produção Teórica

Lista de todas as produções teóricas

TACITO FREIRE BORRALHO

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

MORETTI ; BELTRAME ;BORRALHO. CASEMIRO COCO. Móin-Móin (UDESC), v. 3, p. 145-157, 2007.

BELTRAME ; MORETTI ;BORRALHO . os elementos animados do bumba-meu-boi do maranhão. Móin-Móin (UDESC), v. 2, p. 156-178, 2006 .

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

CARVALHEDO, T. S. ; BORRALHO . PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS, Experiências em escolas e comunidades. 371. ed. Curitiba: CRV ltada, 2018. v. 3. 204p .

BORRALHO. Os Elementos Animados do Bumba meu boi do Maranhão. 1°. ed. São Luis: EDUEMA, 2015. v. 500. 130p .

BORRALHO; Braga Ana Socorro ; PEREIRA, A. L. . Teatro de animação para a sala de aula e ação cultural. 1ª. ed. São Luís: EDUFMA, 2015. v. 500. 157p .

BORRALHO; CORDEIRO (Org.) ; GONÇALVES (Org.) ; FURTADO (Org.) . Casemiro Coco, trajetória e resgate do boneco popular do Maranhão. S. Luís: (publicação independente), 2008.

BORRALHO. O BONECO – DO IMAGINÁRIO POPULAR MARANHENSE AO TEATRO – UMA ANÁLISE DE “O CAVALEIRO DO DESTINO”. SÃO LUÍS – MA: SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – SESC, 2005. 180p .

BORRALHO; SOBRINHO, J. . O PALCO DO IMAGINÁRIO POPULAR MARANHENSE. SÃO LUÍS – MA: SIOGE, 1993.

BORRALHO. GIBI – O MENINO QUE NÃO SABIA VOAR. SÃO LUÍS: EDIÇÕES SEMED / DC, 1992.

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

MACHADO, A. N. C. ; T. F. . A Agonia do Homem: Nauro Machado. In: Arlete Nogueira da Cruz Machado. (Org.). Impressões sobre Nauro Machado – ensaios críticas e artigos. 1ªed.Terezina PI: Halley S.A, 2018, v. , p. 27-626.


BORRALHO. Dramaturgia Amazônica da Pré-Hiléia,uma transversalidade das narrativas dramáticas nordestinas. In: Bene Martins, Fábio Limah, Olivia Charone. (Org.). Seminários de Dramaturgia Amazônida: Memória. 1ªed.Belém-PA: EditAedi-UFPA, 2017, v. , p. 200-.

BORRALHO. TAA. um espaço cenográfico que completou minha formação cênica. In: Celso José Brandão Santos; Angela Batista dos Santos Pereira; Anderson de Araújo Machado. (Org.). TEATRO ARTHUR AZEVEDO -200 anos. 01ed.São luis- MA: Edgar Rocha, 2017, v. 01, p. 27-204.

BORRALHO. As Máscaras nas manifestações populares brasileiras. In: BELTRAME, VAlmor; ANDRADE, Milton de.. (Org.). Teatro de Máscaras. Florianópolis: Editora da UDESC, 2011, v. , p. 167-188.

BORRALHO. OS SETE ENCONTROS DO AVENTUREIRO CORRE-TERRA, OU O CAVALEIRO DO DESTINO. In: ASSOCIAÇÃO DOS DRAMATÚRGOS DO NORDESTE. (Org.). COLEÇÃO TEATRO NORDESTINO. 1ed.NATAL – RN: ASSOCIAÇÃO DOS DRAMATÚRGOS DO NORDESTE, 2005, v. 1, p. 159-196.

PIMENTEL, A. ; BARROSO,Oswald ; MOREIRA, R. ; BOTELHO, L. F. ; T. F. . Os sete encontros do aventureiro corre terra, ou, O cavaleiro do destino. In: Altimar Pimentel [et al.], associação dos Dramaturgos do Nordeste. (Org.). Antologia do Teatro Noedestino. 01ed.Natal, RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005, v. 1, p. 13-326.

REGIANE APARECIDA CAIRE DA SILVA

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

CAIRE SILVA, R.; SANTOS, F. R. . MUSEU, PESQUISA E EDUCAÇÃO: O ACERVO COMO POSSIBILIDADE PARA O ESTUDO E ENSINO DE ARTES. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 6, p. 77-95-95, 2019.

CAIRE SILVA, R.. A SERIGRAFIA DE PABLO PICASSO DA COLEÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND DO MARANHÃO: intersecção entre arte e design têxtil. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 22, p. 47-63, 2018.

CAIRE SILVA, R.; SANTO, J. M. E. . O MUSEU REGIONAL DO MARANHÃO E A OBRA DE PABLO PICASSO: proposta e realidade. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 7, p. 244-258, 2018.

CAIRE SILVA, R.; CARVALHO, F. R. F. ; SANTOS, F. R. . COLEÇÃO DO BANCO CENTRAL DO MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO: considerações sobre a gravura de Tarsila do Amaral. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE, v. 4, p. 113-129, 2018.

CAIRE SILVA, R.; SANTO, J. M. E. . A Coleção Assis Chateaubriand do Maranhão: o museu regional que não deu certo. Museologia e Patrimônio, v. 10, p. 188-208, 2017.

CAIRE SILVA, R.; SOUSA, M. M. F. . A Companhia de Jesus em São Luís do Maranhão: considerações sobre pintura e talha na Catedral da Sé. ANTIGUOS JESUITAS EN IBEROAMÉRICA, v. 4, p. 31-50, 2016.

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

CAIRE SILVA, R.; SOUSA, M. M. F. . Igreja Nossa Senhora da Vitoria de São Luís do Maranhão:considerações sobre as intervenções ocorridas entre os séculos XVIII e XX. In: Magno Moraes Mello. (Org.). Desenhando Palavras e Construindo Geometrias ? Espaço Escrito e Espaço Pintado no Tempo Barroco. 1ed.Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural, 2016, v. 1, p. 9-356.

CAIRE SILVA, R.. A gravura nos livros de botânica: do preto e branco ao colorido. In: Magno Moraes Mello. (Org.). Formas Imagens Sons: o Universo Cultural da História da Arte. 01ed.Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2014, v. 1, p. 269-276.

CAIRE SILVA, R.; CARVALHO, Z. ; BRITO, F. . O livro na história da ciência:técnicas, formas e conteúdos. In: Maria Helena Roxo Beltran; Fumikazu Saito; Laís S. Trindade.. (Org.). História da Ciência: tópicos atuais 3. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 03, p. 162-195.

CAIRE SILVA, R.. Técnica de pintura na história: o tempero das cores. In: Maria Helena Roxo Beltran; Fumikazu Saito; Laís S. Trindade.. (Org.). História da Ciência: tópicos atuais 2. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010, v. 02, p. 81-89.

TANIA CRISTINA COSTA RIBEIRO

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

RIBEIRO, T. C. C.; Sousa B. de J ; Freitas, M. R. F. . DANÇANDO OS DIGNOS SOCIAIS DO COTIDIANO SOB O OLHAR IMPRESSIONISTA. III CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2003.

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

RIBEIRO, T. C. C.. Paisagens: leituras e releituras da Baixada Maranhense. 01. ed. São Luís: Sem informaçao, 2014. v. 500. 200p .

RIBEIRO, T. C. C.; RABELO, A. T. D. . Módulo 17: estágio supervisionado em teatro 1. 01. ed. Brasilia: Sheila Maria Conde Rocha campello, 2012. 50p .

Joaquim dos Santos Neto (Org.) ; RIBEIRO, T. C. C. (Org.) . Bumba-meu Boi do Maranhão: som e movimento.. IMPRIMA SOLUÇÕES GRÁFICAS LTDA, 2011. v. 1.000. 252p .

Joaquim dos Santos Neto ; RIBEIRO, T. C. C. . BUMBA MEU BOI SOM E MOVIMENTO. 01. ed. Brasilia: Editora Soluções Gráficas Ltda, 2011. v. 1.000. 252p .

RIBEIRO, T. C. C.; Sousa, R. Luiz ; SANTANAORG, A. P. . VISÕES DA ILHA: apontamentos sobre teatro e educação. 01. ed. São Luis: , 2003. v. 500. 210p .

GISELE SOARES DE VASCONCELOS

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

VASCONCELOS, Gisele Soares de. A Carroça na Rota dos Balaios: Oralidade, Memória e Tradição. Revista Cultura e Extensão USP, v. 15, p. 75-83, 2016.

VASCONCELOS, Gisele Soares de. Enche a roda! Vem ouvir! As histórias da carroça que hoje passam por aqui!. Pitágoras 500 – Revista de estudos Teatrais, v. 9, p. 134, 2015.

VASCONCELOS, Gisele Soares de. A poética da voz que se faz presença. Ouvirouver (Online), v. 11, p. 134, 2015.

VASCONCELOS, Gisele Soares de. A poética da voz que se faz presença. OuvirOUver (Uberlândia. Impresso), v. 11, p. 130-138-130, 2015.

VASCONCELOS, Gisele Soares de. ator contador como sujeito da experiencia. Meória ABRACE, v. 1, p. 1, 2012.

VASCONCELOS, Gisele Soares de. FESTA E RISO EM SATA HELENA. Meória ABRACE, v. VI, p. 1-5, 2010.

VASCONCELOS, Gisele Soares de. O RISIVEL NO BUMBA-MEU-BOI. Revista Pós-Ciências Sociais, v. 4, p. 57-76, 2007.

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

VASCONCELOS, Gisele Soares de. Para Tita e para cada um de nós! Considerações sobre o ator-narrador. In: Narciso Telles. (Org.). Cena Contemporânea: estudos de encenação e atuação em Potestade. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. 1, p. 159-174.

VASCONCELOS, Gisele Soares de; FIGUEIREDO, R. . A Arte de Contar Histórias: a arte de brincar com as palavras. In: NASCIMENTO, Ilma; TEÓFILO, Maria da Penha. (Org.). PROINFANTIL e sua interface com a formação continuada de professores. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2012, v. 1, p. 103-118.

MICHELLE NASCIMENTO CABRAL

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

CABRAL, M. N.. Texto e Imagem no Teatro de Rua: Experimentos do laboratório de Pesquisa ‘Teatro e Cidade’ da Cia. MiraMundo. Revista do Encontro de Pesquisadores em Teatro no Maranhão: Diferentes tendências, contextos diversos e múltiplos olhares, v. 1, p. 09-62, 2011.

CABRAL, M. N.. Rompendo Fronteiras: Lazer, teatro e espaço público.. Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online), v. 10, p. 01-05, 2007.

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

CABRAL, M. N.. Processos Comunicacionais no Teatro de Rua: performatividade e espaço público. 1ª. ed. São Paulo: Paco Editora, 2018. v. 1. 311p .

CABRAL, M. N.. Teatro, Futebol, Anarquismo e Propaganda: disputas ideológicas no âmbito do lazer. 1. ed. Rio de Janeiro: Novas Edições Academicas, 2016. v. 1. 94p .

CABRAL, M. N.. Histórias de riso e circo. 1. ed. São luis – MA: MNCFonseca, 2014. v. 3000. 24p .

CABRAL, M. N.. Teatro e Anarquismo: Tensões e contradições no âmbito do lazer. 1. ed. São luis – MA: EDUFMA, 2013. v. 500. 227p .

PEREIRA, Roberto Augusto A. ; CABRAL, M. N. . Roda de Rua: memórias da capoeira do Maranhão da década de 70 do século XX. 01. ed. São Luís-MA: EDUFMA, 2009. v. 1000. 32p .

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

CABRAL, M. N.. La imagen política en un cuerpo/ciudad: recepción e interactividad en el teatro callejero. In: LEAL, Mara, TELLES, Narciso.. (Org.). La escena expandida. 01ed.Los Angeles: KARPA, 2018, v. 02, p. 60-75.

MELO, V. A. ; Bretas, Angela ; ALVES JUNIOR, E. D. ; PERES, F. F. ; CABRAL, M. N. . Apropriação e ressignificação: animação cultural e teatro nas ruas do Rio de Janeiro. In: Melo, Victor de Andrade; Alves Junior, Edmundo de; Bretas, Angela.. (Org.). Lazer e cidade: reflexões sobre o Rio de Janeiro. 01ed.Rio de Janeiro: SHAPE, 2008, v. , p. 09-228.

FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

OLIVEIRA, Fernanda.A. TECNO-ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA: SHARY BOYLE E TRANSBORDAMENTOS. CENA. UFRGS, v. 25, p. 6-19, 2018.

OLIVEIRA, FERNANDA AREIAS; NASCIMENTO, FERNANDO AUGUSTO . Da representação à representatividade trans: a historiografia do travestismo no teatro ludovicense. Urdimento (UDESC), v. 3, p. 74-97, 2018.

Biazus, Maria C. V. ; ISAACSSON, M. ; OLIVEIRA, Fernanda.A . Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO], v. 7, p. 601-625, 2017.

OLIVEIRA, Fernanda.A; CATRO, J. C. . Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido. Informática na Educação (Impresso), v. 19, p. 129-138, 2016.

OLIVEIRA, Fernanda.A; ISAACSSON, M. ; Biazus, Maria C. V. . Pré-cinema e desejos de teatralidade. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, v. 6, p. 24-34, 2016.

OLIVEIRA, Fernanda.A; Biazus, Maria C. V. ; ISAACSSON, M. . P r o j e ç õ e s e C o r p o s : Intermedialidade potente na Pedagogia do Teatro. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 2, p. 23-38, 2015.

OLIVEIRA, Fernanda.A; Biazus, Maria C. V. . MEMÓRIA, REGISTRO, RASTRO. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE TEATRO, PROCESSOS DE REGISTRO ATRAVÉS DE UM BLOG DIÁRIO.. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 1, p. 1-10, 2014.

OLIVEIRA, Fernanda.A. Possibilidades teatrais na teledramaturgia brasileira: autorias e aproximações nas experiências de adaptação da obra de Ariano Suassuna. OuvirOUver (Uberlândia. Impresso), v. 8, p. 146-154-154, 2012.

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

OLIVEIRA, Fernanda.A; AZEVEDO, . S. ; Gusmão, Rita . Módulo 24: laboratório de arte e tecnologia. 1. ed. Brasília: Sheila Maria Conde Rocha Campello, 2012. v. 1. 120p .

OLIVEIRA, Fernanda.A; AZEVEDO, . S. . Módulo 27: estágio supervisionado em teatro 3. 1. ed. Brasília: Sheila Maria Conde Rocha Campello, 2012. v. 1. 50p .

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

OLIVEIRA, Fernanda.A. Formation de L’enseignant en art dramatique au Brésil: intégration de la notion de mentalité technique et d’intermédialité dans le curriculum. In: Chantale Lepage, Carole Marceau, Ney Wendell. (Org.). Théâthe-Éducation: Pluralité des Trajectoires. 1ed.Montréal: , 2018, v. 1, p. 18-25.

RICIERE CARLINI ZORZAL

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

ZORZAL, RICIERI CARLINI; COIMBRA, D. C. . Mapeando master classes em instrumento musical: um olhar quantitativo sobre as relações entre professor, aluno e performance nesse formato de ensino. MÚSICA HODIE, v. 19, p. e52801, 2019.

CASTRO, RENATO MOREIRA VARONI DE ; ZORZAL, RICIERI CARLINI ; SANTOS, ROBSON CLÁUDIO LOPES DOS ; NEVES, RAFAEL ROCHA SOARES . Diversidade na formação de professores de música: o caso do tambor de crioula no Maranhão. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 25, p. 183-199, 2019.

ZORZAL, R. C.. The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3.ª edição: resenha dos capítulos 1 a 5 Ricieri Carlini Zorzal. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 23, p. 300-313, 2017.

ZORZAL, RICIERI CARLINI; QUILES, O. L. . Teacher-student physical contact as an approach for teaching guitar in the master class context. Psychology of Music, v. 46, p. 030573561773715, 2017.

OLIVEIRA, W. A. ; ZORZAL, R. C. ; FERREIRA JUNIOR, J. R. . Mediação do ciberespaço e agenciamento do mainstream: o start de carreiras musicais por intermédio da mídia social digital. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE, v. 3, p. 53-64, 2017.

ZORZAL, RICIERI CARLINI; FERREIRA, ANA NEUZA ARAÚJO . Escola de Música do Estado do Maranhão – Emem: um estudo de caso histórico-organizacional para a proposição de ações administrativas. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 43, 2017.

ZORZAL, R. C.. The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3a edição: resenha dos capítulos 10 a 13. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 22, p. 373-386, 2016.

ZORZAL, R. C.; FERREIRA, A. N. A. . O ensino de música no Nordeste brasileiro: notas históricas e desafios atuais. Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 155-189, 2016.

ZORZAL, R. C.. Propostas para o ensino e a pesquisa em cursos de graduação em instrumento musical: bases para uma reformulação do bacharelado. Per Musi (UFMG), v. 34, p. 62-88, 2016.

ZORZAL, R. C.. The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3ª edição: resenha dos capítulos 06 a 09. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 22, p. 581-595, 2016.

ZORZAL, R. C.. Prática musical e planejamento da performance: contribuições teórico-conceituais para o desenvolvimento da autonomia do estudante de instrumento musical. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 21, p. 83-110, 2015.

.

ZORZAL, R. C.. The Psychology of Music, editado por Diana Deutsch, 3a edição: resenha dos quatro capítulos finais. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 21, p. 231-242, 2015.

CERQUEIRA, D. L. ; ZORZAL, R. C. ; AVILA, G. A. . Considerações sobre a aprendizagem da performance musical. Per Musi (UFMG), p. 94-109, 2012.

ZORZAL, R. C.. Uma breve discussão sobre talento musical. Música Hodie, v. 12, p. 200-209, 2012.

ZORZAL, R. C.. REPENSANDO A ESTRUTURA SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA NO BRASIL.. Cadernos de Pesquisa – Universidade Federal do Maranhão, v. 18, p. 73-77, 2011.

ZORZAL, R. C.. Referências estilísticas no Estudo V para violão de Radamés Gnattali: a imitação como fonte de novidade. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 99-108, 2007.

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

ZORZAL, R. C.; TOURINHO, A. C. G. S. (Org.) . Aspectos práticos e teóricos para o ensino e aprendizagem da Performance Musical. 1. ed. São Luís: Edufma, 2014. v. 1. 250p .

ZORZAL, R. C.. Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico-interpretativas. São Luís: EDUFMA, 2009. v. 1. 94p .

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

ZORZAL, R. C.; FIGUEIREDO, E. A. F. ; AVILA, G. A. . Ensino de instrumento musical na licenciatura em música: contextualização e relatos de experiência no nordeste brasileiro. In: Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari. (Org.). Música, educação e cultura: tessituras e tecituras no nordeste brasileiro. 1ªed.Teresina: Faccamp, 2016, v. , p. 28-59.

ZORZAL, R. C.. Estratégias para o ensino de instrumento musical. In: Ricieri Carlini Zorzal; Cristina Tourinho. (Org.). Aspectos práticos e teóricos para o ensino e aprendizagem da Performance Musical. 1ed.São Luís: Edufma, 2014, v. 1, p. 11-37.

HARDER, R. ; ZORZAL, R. C. . Nos Passos de Anchieta: Caminhada pela História da Educação Musical no Espírito Santo. In: Alda Oliveira; Regina Cajazeira. (Org.). Educação Musical no Brasil. 1ªed.Salvador: P&A, 2007, v. , p. 148-156.

MARTA ISAACSSON DE SOUZA E SILVA

Artigos completos publicados em periódicos
BELLOTTO, LISANDRO ; ISAACSSON, MARTA . O lugar do trágico no espetáculo Mount Olympus, de Jan Fabre. SALA PRETA (USP), v. 19, p. 84-96, 2019.

SILVA, M. I. S. e. ENTRE DOIS, CENA E IMAGEM EM CAPTAÇÃO AO VIVO. REVISTA CENA, v. 25, p. 25, 2018.

SILVA, M. I. S. e; RODRIGUES, L. . Cibercultura em pedagogia das artes cênicas na escola. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 12, p. 488, 2018.

BERSELLI, M. ; SILVA, M. I. S. e . A presença das pessoas com deficiência na cena contemporânea, desestabilizando construções sociais a respeito do corpo. REPERTÓRIO: TEATRO & DANÇA (ONLINE), v. 30, p. 365-387, 2018.

SILVA, M. I. S. e; AREIAS, F. ; BIAZUS, M. C. . Presença diluída em Rouge Mekong, uma proposição para a cena intermedial. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO], v. 7, p. 601-625, 2017.

SILVA, M. I. S. eBELLOTTO, L. . O Teatro no campo do real: estudo de caso em 100% São Paulo. Urdimento (UDESC), v. 2, p. 5-15-5, 2017.

SILVA, M. I. S. e; BERSELLI, M. . O contato no processo de criação do ator. CENA. UFRGS, v. 21, p. 22-36, 2017.

SILVA, M. I. S. e. Os Bandidos, Teatro Oficina: l’intermédialité de la scène brésilienne. INCERTAINS REGARDS – CAHIERS DRAMATURGIQUES, v. 7, p. 35, 2017.

SILVA, M. I. S. e. O velho monge em um concerto teatral. MIT SP, v. 3, p. 82-91, 2016.

SILVA, M. I. S. e; LEMIEUX, M. ; PILON, V. . 4D Art: corpos reais e virtuais, uma realidade aumentada. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 6, p. 352, 2016.

SILVA, M. I. S. e. The Old Monk in a Theater Concert. Art Reseach Journal, v. 3, p. 171, 2016.

AREIAS, F. ; BIAZUS, M. C. ; SILVA, M. I. S. e . PRÉ-CINEMAS E DESEJOS DE TEATRALIDADE: constituição de um imbricamento estético teatro/cinema nos primórdios da cinematografia. revista do programa de pós graduação em artes da escola de belas artes da UFMG, v. 6, p. 24-34, 2016.

SILVA, M. I. S. e; BERSELLI, M. . (Des) habilidades em cena: revisão e contextualização da produção acadêmica a respeito da participação da pessoa com deficiência nas artes cênicas. Urdimento (UDESC), v. 2, p. 364-380, 2016.

AREIAS, F. ; BIAZUS, M. C. ; SILVA, M. I. S. e . Projeções e Corpos: Intermedialidade potente na Pedagogia do Teatro. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 2, p. 23-36, 2015.

BELLOTTO, L. ; SILVA, M. I. S. e . Um Títere de Si Mesmo: Reinventando Processos de Colaboração entre Criadores. Revista Cena, v. 14, p. 1-10, 2013.

SILVA, M. I. S. e. L?assenza per infinite presenze. Culture Teatrali – studi, interventi e scritture sullo spettacolo, v. 21, p. 31, 2012.

SILVA, M. I. S. e. Coyuntura teatral y experimentación escénica en Porto Alegre. Territorio teatral, v. 7, p. 2, 2011.

SILVA, M. I. S. e. Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem. ArtCultura (UFU), v. 13, p. 7-12, 2011.

SILVA, M. I. S. e. DESDOBRAMENTOS DO ATOR E DO PERSONAGEM PELA MÁSCARA VIDEOGRÁFICA. Repertório Teatro & Dança, v. 14, p. 13-20, 2010.

SILVA, M. I. S. e. Le Projet Anderson, Lepage e a performance da imagem técnica. Poiesis (Niterói), v. 15-16, p. 10-16, 2010.

SILVA, M. I. S. e. Diálogos do ator com a tecnologia. Territorio teatral, v. 3, p. 02, 2008.

SILVA, M. I. S. e. A criação de Robert Lepage e o modelo pós-dramático. Urdimento (UDESC), v. 11, p. 147-155, 2008.

SILVA, M. I. S. e. Mesmo sem saber por quê. Cena. UFRGS, v. 5, p. 7-9, 2007.

SILVA, M. I. S. e. Denis Marleau, da presença virtual à presença real. Urdimento (UDESC), v. 8, p. 19-21, 2006.

SILVA, M. I. S. e. Espiando o Processo de Criação do Ator. Cena, Porto Alegre, v. 4, p. 67-75, 2005.

SILVA, M. I. S. e. OS DESAFIOS DA ARTE DO ATOR. Cena. UFRGS, Porto Alegre, v. 3, p. 51-58, 2004.

SILVA, M. I. S. e. O PASSADO, ORIGEM DA AUTENTICIDADE DO PRESENTE, NAS PESQUISAS DE STANISLVAVSKI E GROTOWSKI. Urdimento (UDESC), Florianópolis – Santa Catarina, v. 6, p. 12-17, 2004.

SILVA, M. I. S. e. Arte do Ator encontra-se ameaçada?. Redemoinho, Porto Alegre, v. 8, 2002.

SILVA, M. I. S. e. TEATRO E UNIVERSIDADE : UMA INTEGRAÇÃO A SER REALIZADA. Repertório Teatro & Dança, n.3, 2000.

SILVA, M. I. S. e. UMA ENTRADA DEFINITIVA. Cena. UFRGS, Porto Alegre, v. 1, n.1, 2000.

SILVA, M. I. S. e. EDUCANDO PARA A LIBERDADE DA CRIAÇÃO. Palco Platéia, Porto Alegre, 1998.

SILVA, M. I. S. e. NO REFUGIO DA FANTASIA. Porto & Vírgula, Porto Alegre, v. 12, p. 27-32, 1996.

SILVA, M. I. S. e. UM TEATRO QUE DANCA NO PORAO DO RENASCENCA. Crítica, Porto Alegre, n.3, 1993.

SILVA, M. I. S. e. VIRADA DE CASACA. Crítica, Porto Alegre, n.2, 1993.

SILVA, M. I. S. e. LEITURA DE UMA DESCRICAO. Crítica, Porto Alegre, n.2, 1993.

SILVA, M. I. S. e. O TEATRO MALDITO PELO TEATRO. Crítica, Porto Alegre, n.1, 1993.

SILVA, M. I. S. e. A SENSIBILIDADE EM CENA. Critica, Porto Alegre, n.1, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições

SILVA, M. I. S. e; SILVA, S. W. (Org.) ; FAGUNDES, S. P. (Org.) ; SPRITZER, M. (Org.) ; Gil João Pedro (Org.) ; NUNES, S. B. (Org.) . O Espectador Criativo: Colisão e Diálogo. 1. ed. , 2013.

SPRITZER, M. (Org.) ; MASSA, C. D. (Org.) ; SILVA, S. W. (Org.) ; SILVA, M. I. S. e (Org.) . Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações. 1. ed. Porto Alebre: ABRACE e Editora AGE, 2013.

PEREIRA, A. B. (Org.) ; SILVA, M. I. S. e (Org.) ; TORRES NETO, W. L. (Org.) . Cena, Corpo e Dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Pão e Rosas, 2012.

NAVAS, C. (Org.) ; FERNANDES, S. (Org.) ; SILVA, M. I. S. e (Org.) . Ensaios em Cena. ão Paulo: Abrace/ Et Cetera, 2010.


Capítulos de livros publicados

SILVA, M. I. S. e. La crise de la critique et l’empowerment par l’artiste de théâtre brésilien de la réflexion sur son art. In: Yannick Butel. (Org.). La Critique un art de la rencontre. 01ed.Aix-Provence: Presses Universitaires de Provence, 2019, v. 01, p. 55-66.

SILVA, M. I. S. e. Teatro Brasileiro Contemporâneo, hibridismos artísticos e tecnologia. In: Carlos Dimeo Àlvarez / Jorge Dubatti. (Org.). Otras geografías / Otros mapas teatrales : Nuevas Perspectivas Escénicas Latinoamericanas. 1ed.Bielsko-Biała: La Campana Sumergida, 2016, v. 1, p. 159-174.

SILVA, M. I. S. e. Viagem investigativa sobre o ator-performer : múltiplas estações na via da organicidade. In: JOICE AGLAE. (Org.). Em: Grotowski : estados alterados de consciência : teatro – máscara – ritual. São Paulo, SP : Giostri, 2015.. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Giostri, 2015, v. , p. 191-213.

SILVA, M. I. S. e. Intermedialidade na Criação Cênica. In: Ana Carolina Mundim; Beatriz Cerbino; Cássia Navas. (Org.). Mapas e Percursos, Estudos da Cena. 1ed.Belo Horizonte: ABRACE, 2014, v. 01, p. 219-229.

SILVA, M. I. S. e. Presenças e ausências em uma cena intermedial. In: Roger Mirza. (Org.). Territorios y fronteras en la escena iberoamericana. 1ªed.Montevideo: Universidad de la República, 2012, v. 01, p. 35-45.

SILVA, M. I. S. e. Cena Multimídia, poéticas tecnológicas e efeitos intermediais. In: Antônia Pereira; Marta Isaacssson; Walter Lima Torres Neto. (Org.). Cena, Corpo e Dramaturgia. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Pão e Rosas, 2012, v. , p. 85-99.

SILVA, M. I. S. e. O Desafio de Pesquisar o Processo Criador do Ator. In: ABRACE. (Org.). Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, v. , p. -.

NARCISO LARANGEIRA TELLES DA SILVA

Artigos completos publicados em periódicos

TELLES, N.; FERRACINI, Renato ; CARVALHO, A. M. ; CARREIRA, André . Representação e ética. OUVIROUVER (ONLINE), v. 13, p. 162-176, 2017.

TELLES, N.BEZERRA, P. ; MALUSA, S. . ENSINO SUPERIOR: REFLETINDO SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Ensino em Revista, v. 22, p. 111-121-121, 2015.

TELLES, N.. Osvaldo Dragún. Um homem-teatro. Cavalo Louco, v. 01, p. 23-25, 2015.

TELLES, N.. #4 – Escritos esparsos sobre direção e teatro de grupo. Subtexto (Belo Horizonte), v. 11, p. 82-97, 2015.

TELLES, N.; SILVA, A. M. . Práticas, princípios e conceitos: os viewpoints e os jogos teatrais em oficinas com professores. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 02, p. 43-56, 2015.


TELLES, N.. Escola: memória e micropolítica na cena contemporânea latinoamericano. Cartografias.mitsp, v. 01, p. 98-103, 2014.

TELLES, N.; ARAUJO, G. G. . A PRÁTICA DO COLETIVO TEATRO DA MARGEM: teatro de grupo e a formação universitária. Moringa – Artes do Espetáculo (UFPB), v. 01, p. 121-132, 2014.

TELLES, N.. MEMÓRIAS E[M] IMAGENS: prática do Coletivo Teatro da Margem com os viewpoints e composição em A Saga no Sertão da Farinha Podre. Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 02, p. 138-147, 2014.

TELLES, N.. Memorial de silencios y margaritas y Escuela: memoria y micropolítica en la escena latinoamericana contemporánea. Conjunto, v. 172, p. 15-21, 2014.

TELLES, N.. Oficina de teatro de rua utilizando a literatura de cordel: um olhar-fazer etnográfico sobre a pedagogia teatral do grupo Imbuaça. Ouvirouver (Online), v. 09, p. 32-45, 2013.

TELLES, N.. Artaud, Arrabal e nós: estudo de processo de criação cênica. Urdimento (UDESC), v. 01, p. 121-128, 2011.

TELLES, N.. Grupo Yuyachkani: pedagogia e memória. Urdimento (UDESC), v. 17, p. 143-150, 2011.

TELLES, N.; FERREIRA, Marcela P. . CRIAÇÃO E CENA CONTEMPORÂNEA: POSSIBILIDADES DE AÇÃO VOCAL A PARTIR DOS VIEWPOINTS. Moringa (João Pessoa), v. 02, p. 105-120, 2011.

TELLES, N.. Apontamentos sobre o(s) modo(s) de formação de atores, em foco: Leopoldo Fróis. Urdimento (UDESC), v. 01, p. 85-98, 2009.

TELLES, N.. A pedagogia da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz. Cavalo Louco, v. 01, p. 12-15, 2008.

TELLES, N.. A pedagogia teatral do Grupo Yuyachkani: pontuações críticas e etnografia. Gestos (Irvine), v. 01, p. 65-80, 2008.

FONTES, Luciana Do Carmo ; PAIVA, Lilian Morais de ; TELLES, N. . Notas acerca da atuação em espetáculo teatral de rua. OuvirOUver (Uberlândia), v. 1, p. 133-140, 2006.

TELLES, N.. Modo(s) formativo(s) do ator: apontamentos sobre a pedagogia do Grupo Tá na Rua. O Teatro Transcende, v. 01, p. 27-29, 2005.

TELLES, N.; FREITAS, V. A. . Com fé e folia: a performance do palhaço da Folia de Reis no Triângulo Mineiro. OPSIS (UFG), Universidade Federal de Goiás, v. 04, n.01, p. 25-34, 2004.


TELLES, N.. Criação coletiva: caminhos para uma prática teatral. Trupe, Uberlândia, v. III, p. 09-13, 2004.

TELLES, N.. Serra Serra Serrador; historia y cultura popular en la escena de la calle. Conjunto Revista de Teatro Latinoamericano, Casa de las Américas – Havana, v. 01, n.134, p. 79-90, 2004.

TELLES, N.. O ator e o espaço cênico: questões para pensar o teatro de rua brasileiro. Revista do Lume (UNICAMP), LUME – UNICAMP, v. 01, n.04, p. 37-54, 2002.

TELLES, N.. O Grotesco na dramaturgia de Ariano Suassuna. Latin American Theatre Review, Kansas, v. 01, p. 57-63, 2002.

TELLES, N.. Revolucena e o teatro de rua no Sul Fluminense. Folhetim (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, n.09, p. 72-79, 2001.

TELLES, N.. Rastreando Indícios: os artistas de rua na cidade do Rio de Janeiro. História & Perspectivas, Uberlândia – MG, v. 01, n.20/21, p. 105-115, 2000.

TELLES, N.. A Cidade como Personagens: considerações sobre o teatro de rua dos Grupos Revolucena e Dia a Dia. Urdimento (UDESC), Florianópolis, n.3, p. 16-24, 2000.

TELLES, N.. Um teatro para o povo a trajetoria do teatro de Cultura Popular de Pernambuco. ArtCultura (UFU), Uberlandia, p. 29-33, 1999.

TELLES, N.. GRANDE OTELO: a performance de um ator brasileiro. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), Escola de Teatro/UFBA, n.5, p. 08-18, 1999.

TELLES, N.. Investigar e criar: questões metodológicas para uma possível história do espetáculo. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, Uberlândia, n.25, p. 05-06, 1999.

TELLES, N.. Rastreando indícios. Revista Odisseo, Rio de Janeiro, 1999.

TELLES, N.. Uma Voz na Multidão: teatro de rua e exclusão social no Brasil. Revista do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Angra dos Reis, n.1, p. 21-24, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições

TELLES, N.; MUNDIN, A. C. (Org.) ; MENDONCA, B. B. M. B. (Org.) ; VELOSO, J. G. (Org.) . Múltiplos olhares sobre processos descoloniais nas Artes Cênicas [ISBN: 978.85.462.1089.3]. 01. ed. Jundiaí: Paco Editora, 2018. v. 01. 236p .

TELLES, N.; ALEIXO, F. M. (Org.) . Atelies em artes cênicas: produção-extensão e difusão cultural v. 1. 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2017. v. 01. 174p .

TELLES, N.. Cena Contemporânea: estudos de encenação e atuação [em Potestade]. 1. ed. Jundaí-SP: Paco, 2016. v. 01. 226p .

TELLES, N.. Artes da Cena: processos e práticas. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. v. 01. 231p .

TELLES, N.. Pedagogia do Teatro. Práticas contemporâneas em sala de aula. 1. ed. Campinas-SP: Papirus, 2013. v. 01. 287p .

TELLES, N.. Pesquisa em Artes Cênicas. Textos e Temas. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012. v. 1. 138p .

TELLES, N.. Pedagogia do Teatro 1 – Módulo 25. 1. ed. Brasília: Artecor, 2012. v. 01. 47p .

TELLES, N.; LIGIERO, Z. (Org.) ; PEREIRA, V. H. A. (Org.) . Teatro e dança como experiência comunitária. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. 255p .

TELLES, N.; FLORENTINO, A. (Org.) . Cartografias do Ensino do Teatro. 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2009. v. 01. 326pp .

TELLES, N.. Pedagogia do Teatro e o teatro de rua. 01. ed. Porto Alegre – RS: Mediação, 2008. v. 01. 112p .

TELLES, N.; CARNEIRO, Ana (Org.) . Teatro de Rua: olhares e perspectivas. Rio de Janeiro: E-Papers, 2005. v. 01. 226p .

TELLES, N.; MACHADO, Irley Margarete Cruz (Org.) ; MEIRA, Renata Bitencourt (Org.) ; MERISIO, Paulo Ricardo (Org.) . Teatro: ensino,teoria e prática. 01. ed. Uberlândia: EDUFU, 2004. v. 01. 205p .

TELLES, N.. O teatro que caminha pelas ruas. 01. ed. São Paulo: Nativa, 2002. v. 01. 85p .


Capítulos de livros publicados

TELLES, N.; LEAL, M. L. . A Memória e o real na cena contemporânea. In: André Carreira; Stephan Baungartel. (Org.). Efetividade da Ação. Pensar e Cena Contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2019, v. 01, p. 83-104.

TELLES, N.; LEAL, M. L. . La memoria y lo real en la escena contemporánea. In: Ileana Diéguez. (Org.). Cartografías Críticas. 01ed.Los Angeles: Karpa, 2018, v. 02, p. 00-00.

TELLES, N.; PERES, B. B. ; RAMOS, J. S. . Implicações do corpo na pesquisa em Artes Cênicas [ISBN: 978-85-421-0701-2]. In: Narciso Telles; Paulo Merísio. (Org.). Se Oriente. Percursos compartilhados na construção de teses em Artes Cênicas. 01ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, v. 01, p. 73-94.

TELLES, N.; PEREIRA, M. D. . A potência da imaginação nos processos criativos teatrais: um olhar sobre o diretor Gilles Gwizdek. In: Renata Bittencourt Meira; Joice Aglae. (Org.). Encantados e Subjetos. Corpo e Criação [Ebook – ISBN: 9788570784742]. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2018, v. 02, p. 77-86.

TELLES, N.; ARAUJO, G. G. . Invocações: atuaçao, espaço e criação nos espetáculos de rua ‘Serra-Serra Serrador e A Saga no Sertão da Farinha Podre’. In: Licko Turle; Jussara Trindade; Vanéssia Gomes. (Org.). Teatro de Rua – Discursos, pensamentos e memórias em Rede. 1ed.Fortaleza – CE: Aldeia Casa Viva, 2016, v. 1, p. 89-105.

TELLES, N.. Atuação em Potestade, escrito autoetnográfico. In: Narciso Telles. (Org.). Cena Contemporânea: estudos de atuação e encenação [em Potestade]. 1ed.Jundiaí- SP: Paco, 2016, v. 1, p. 139-148.

TELLES, N.. Demonstração Técnica (Verbete). In: Ingrid Dormien Koudela; José Simões de Almeida Júnior (orgs). (Org.). Léxico de Pedagogia do Teatro. 1ed.São Paulo: Perspectiva, 2015, v. 01, p. 48-49.

TELLES, N.. Viewpoints (Verbete). In: Ingrid Dormien Koudela; José Simões de Almeida Júnior (orgs). (Org.). Léxico de Pedagogia do Teatro. 1ed.São Paulo: Perspectiva, 2015, v. 1, p. 193-194.

TELLES, N.. O gingado e a gargalhada: modo ‘oteliano’ de interpretar. In: Narciso Telles. (Org.). Grande Otelo. Estudos [In]disciplinares sobre cena e atuação. 1ed.Uberlândia: Olympia, 2015, v. 01, p. 97-116.

TELLES, N.; ROSA, S. C. R. L. . Teatro Latino Americano e experiência ditatorial: práticas cênico-dramatúrgicas. In: Ana Maria Rodriguez Costa; Arnaldo Alvarenga; Beatriz Cerbino; Bya Braga; Eugenio Tadeu Pereira. (Org.). Arte, Corpo e Pesquisa na cena: experiência expandida. 1ed.Belo Horizonte: ABRACE, 2015, v. 1, p. 133-140.

TELLES, N.; CARREIRA, André ; FERRACINI, Renato . Procedimentos de pesquisa em atuação como estratégia de reflexão sobre a cena contemporânea. In: Ana Maria Rodriguez Costas; Arnaldo Alvarenga; Beatriz Cerbino; Bya Braga; Eugenio Tadeu Pereira. (Org.). Arte, Corpo e Pesquisa na cena: experiência expandida. 1ed.Belo Horizonte: ABRACE, 2015, v. 1, p. 95-104.

TELLES, N.. O político e o poético em Ser TÃO SER – narrativas de outra margem. In: Adailtom Alves Teixeira. (Org.). Buráculo d’Oráculo – 15 Anos de História. 1ed.São Paulo: GrafNorte, 2013, v. 1, p. 133-136.

TELLES, N.. Viewpoints e a pedagogia do teatro: pensando as ações de criar e [trans]formar. In: Joana Ribeiro da Silva Tavares & Nara Keiserman. (Org.). O corpo cênico: entre a dança e o teatro. 1ed.São Paulo: Annablume, 2013, v. 01, p. 223-231.


TELLES, N.. A aula de teatro: entre premissas e procedimentos. In: OLIVEIRA, Urânia Santos Maia; FIGUEIREDO, Valéria Chaves de. (Org.). Processos de Criação em Teatro e Dança: construindo uma rede de saberes e múltiplos olhares. 1ed.Goiânia: UFG/CRIAR, 2013, v. 01, p. 47-58.

TELLES, N.. Paragens de um artista-docente-pesquisador. In: Narciso Telles. (Org.). Pesquisa em Artes Cênicas. Textos e Temas. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2012, v. 1, p. 45-58.

TELLES, N.; ARAUJO, G. G. . A Saga no sertão da farinha podre e as máscaras de clóvis: rasuras do processo criativo. In: Joice Aglae Brondani; Vilma Campos Leite; Narciso Telles. (Org.). Teatro-Máscara-Ritual. 1ed.Campinas: Alínea, 2012, v. 1, p. 119-130.

TELLES, N.. Práticas de Improvisar 1. In: André Luiz Netto Carreira; Armindo Jorge Bião; Walter Lima Torres. (Org.). Da Cena Contemporânea. 1ed.Porto Alegre: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2012, v. 1, p. 126-135.

TELLES, N.. O teatro historiando as ruas: ‘Serra-Serra Serrador’. In: Kátia Rodrigues Paranhos. (Org.). Grupos de Teatro, Dramaturgos e Espaço Cênico: cenas fora da ordem. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2012, v. 01, p. 199-215.

TELLES, N.. A demonstração técnica: percursos latinoamericanos na formação em teatro. In: Thaís Gonçalves; Hector Briones; Denise Parra; Carolina Vieira. (Org.). Docência – Artista do Artista-Docente. 1ed.Fortaleza: Expressão Editora, 2012, v. 01, p. 86-97.

TELLES, N.; FLORENTINO, A. . A estética teatral pós-dramática e a pedagogia do teatro. In: Paulo Merisio & Vilma Campos. (Org.). TEATRO- Ensino, teoria e prática. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2011, v. 02, p. 135-147.

TELLES, N.. Cidadania e ensino do teatro: apontamentos sobre a pedagogia teatral dos atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz. In: TELLESA, Narciso; PEREIRA, Victor Hugo; LIGIERO, Zeca. (Org.). Teatro e dança como experiência comunitária. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009, v. 01, p. 125-134.

TELLES, N.. Falos & Stercus: atuação e performatividade. In: Grupo Falos & Stercus. (Org.). Falos & Stercus. Ação e obra. 1ed.Porto Alegre: Bestiário, 2009, v. 01, p. 225-231.

TELLES, N.. Apontamentos sobre o trabalho teatral em grupo. In: RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira; PIMENTEL, Franco Luciano Pereira. (Org.). O ensino do teatro: desafios e possibilidades contemporâneas. 1ed.Goiania: Secretaria de Educação do Estado de Goiás, 2009, v. 01, p. 17-22.


TELLES, N.. As oficinas de teatro e a prática do artista-docente. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson. (Org.). Cartografias do ensino do teatro. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2009, v. 01, p. 233-239.

TELLES, N.. Cura-Tul: o Teatro de Anônimo nas ruas contruindo estéticas. In: MAGRI, Ieda; ARTIGOS, João Carlos. (Org.). Teatro de Anônimo: sentidos de uma experiência. 1ed.Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008, v. 01, p. 149-156.

TELLES, N.. Teatralidade e a pedagogia do ator horizontal. In: Renan Tavares. (Org.). Entre Coxias e Recreios – recortes da produção carioca sobre o ensino do teatro. 1ed.São Caetano do Sul: Yendis, 2006, v. 01, p. 55-76.

TELLES, N.. Artor e as possibilidades da cena no espaço urbano. In: Narciso Telles; Ana Carneiro. (Org.). Teatro de Rua: olhares e perspectivas. 01ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2005, v. 01, p. 164-185.

TELLES, N.. Shakespeare Saltimbanco: teatro e cultura popular na cena teatral de rua brasileira. In: ARANTES, Luiz Humberto Martins; MACHADO, Irley. (Org.). Perspectivas Teatrais. Uberlândia: EDUFU, 2005, v. 01, p. 141-160.

TELLES, N.. Teatro Comunitário: ensino do teatro e cidadania. In: Narciso Telles; Irley Machado; Paulo Merisio; Renata Bitencourt Meira. (Org.). Teatro: ensino, teoria e prática. 01ed.Uberlândia: EDUFU, 2004, v. 01, p. 19-28.

TELLES, N.; MASCARENHAS, Marcia . Trilhando os caminhos do menino-navegador: Ilo Krugli e o ensino de teatro. In: Arão Paranaguá de Santana; Luiz Roberto de Souza; Tania Cristina Costa Ribeiro. (Org.). Visões da Ilha – Apontamentos sobre Teatro e Educação. 01ed.São Luís: Grupo de Pesquisa Ensino do Teatro & Pedagogia Teatral, 2003, v. 01, p. 61-74.

NEY WENDELL CUNHA OLIVEIRA

Artigos completos publicados em periódicos

WENDELL, Ney. Mulheres Mastectomizadas em Cena: o teatro transformando vidas. Revista Pandora, v. 1, p. 1, 2014.

WENDELL, Ney. A mediação teatral na formação do público. Revista VIS (UnB), v. 11, p. 23, 2013.

WENDELL, Ney. A mediação teatral como experiência estético-educativa. Fênix (UFU. Online), v. 8, p. 1-16, 2011.

WENDELL, Ney. ; WENDELL, Ney . A Mediação Teatral como Experiência Estético-Educativa. Memória ABRACE, v. 5, p. 35-40, 2009.

WENDELL, Ney. Teatro e Afeto: Recepção da Obra Teatral Cuida Bem de Mim. Arte Educa, v. 01, p. 10-14, 2006.


Livros publicados/organizados ou edições

WENDELL, Ney. Educar para o bem: práticas criativas de solidariedade. 1. ed. , 2014.

WENDELL, Ney. Navegando no saber: atividades de valores humanos no incentivo à leitura e à escrita. 1. ed. , 2013.

WENDELL, Ney. Pedagogia do Sol: atividades educativas para viver e aprender. 1. ed. , 2012.

WENDELL, Ney. Praticando a gentileza em sala de aula. 1. ed. , 2012.

WENDELL, Ney. ; WENDELL, Ney . Cuida Bem de Mim: Teatro, Afeto e Violência nas Escolas. 01. ed. Ilhéus: EDITUS, 2009. v. 500. 164p .

WENDELL, Ney. Direitos Humanos no Combate a Violência: Ações com Adolescentes e Jovens. Salvador-Ba: UFBA – UNICEF, 2007.

Capítulos de livros publicados

WENDELL, Ney. O teatro terapêutico em uma abordagem Junguiana. In: Carla Maciel; Celeste Carneiro. (Org.). Diálogos Criativos entre a Arteterapia e a Psicologia Junguiana. 1ed.: , 2012, v. , p. 103-.

WENDELL, Ney. Paz com Arte nas Escola de Salvador-Ba. In: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde.. (Org.). Escolas Promotoras de Saúde: experiências do Brasil.. 1ed.Brasilia-DF: Ministério da Saúde, 2006, v. 1, p. -.

LUCIANA SILVA AGUIAR MENDES BARROS

Artigos completos publicados em periódicos

BARROS, L. S. A. M.. Education in the Digital Age: an Overview of the Online Courses Teacher Training in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCE (ONLINE), v. 7, p. 191-199, 2017.

BARROS, L. S. A. M.; BIAZUS, M. C. V. . SOBRE O OBJETO ESTÉTICO: DESLOCAMENTOS EM FLUXO. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFMG, v. 7, p. 194-222, 2017.

ANDRÉIA APARECIDA PARIS

Artigos completos publicados em periódicos

PARIS, ANDREIA APARECIDA. TEMPO VIBRADO E DIALÉTICA DA DURAÇÃO: PROVOCAÇÕES IMAGÉTICAS PARA A COMPOSIÇÃO RÍTMICA. REVISTA CENA, v. 3, p. 71-85, 2017.

PARIS, A. A.. Espaço Rítmico: Provocações da Escuta. O Percevejo Online, v. 7, p. 40-53, 2015.

APARECIDA PARIS, ANDREIA. O ator(r) responsável: o atuador da Terreira da Tribo. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 123-132, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições

PARIS, ANDREIA APARECIDA. Uma Escuta do Sussurro: reflexões sobre ritmo e escuta no teatro. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 140p .

Capítulos de livros publicados

PARIS, A. A.; Sumaya Machado Lima . Cidade Baixa, Amor em Alta: três vidas num paradoxo. In: Edileuza Penha de Souza. (Org.). Negritude, Cinema e Educação: caminhos para a implementação da Lei 10.639/2003. 100ed.Belo Horizonte: Mazza Edições Ltda., 2014, v. 3, p. 09-265.