Qualificação e Defesa

O Curso de Mestrado tem duração mínima de um ano (12 meses) e máxima de dois anos (24 meses), contados a partir da data da matrícula inicial. Os prazos máximos estabelecidos podem ser prorrogados por, no máximo, seis meses, e este prazo renovado por no máximo mais seis meses, por recomendação justificada do orientador, com aprovação do respectivo Colegiado do Programa.

As disciplinas do Curso de Mestrado são oferecidas em períodos letivos semestrais. Serão oferecidas em cada semestre, disciplinas eletivas – Tópicos Variados – das Linhas de pesquisas. A disciplina obrigatória – Estudos Avançados em Artes Cênicas será oferecida no primeiro semestre letivo do curso. No segundo semestre será oferecida a disciplina obrigatória Seminários de Pesquisa.

Para cada período letivo, uma proposta de conteúdo programático de cada disciplina ofertada deverá ser elaborada pelo docente responsável e aprovada pelo colegiado. O horário do curso é elaborado pelo colegiado, a partir da relação de oferta de disciplinas, mantendo-se seu funcionamento no período vespertino. O aluno deverá cursar um mínimo de 120 horas e um máximo de 180 horas semestralmente. Após o final do segundo semestre letivo, o aluno terá o prazo de trinta dias para apresentar o projeto final de dissertação para qualificação.

É obrigatória a apresentação de pelo menos uma publicação para o processo de defesa da dissertação. Esta publicação deverá obedecer aos seguintes critérios:

I – Pelo menos uma classificada como B2 ou superior no Qualis/CAPES/periódicos na área Artes; ou capítulo de livro; ou artigo completo em congresso na área de artes.

II – No caso de publicação de Capítulo de Livro ou de Livro integral, o colegiado poderá estudar a equivalência com trabalhos Qualis/CAPES/periódicos, levando em consideração a especificidade da área Artes.