PESQUISA

O mestrado em Artes Cênicas estimula a produção científica e artística, a consolidação de pesquisas para atuação em nível stricto sensu na área de conhecimento em Artes Cênicas. Segue abaixo as pesquisas em andamento e concluídas dos (as) docentes do curso.

A Máscara nos Folguedos Maranhenses (2020 – Atual)

Descrição: O presente projeto se propõe pesquisar o universo dos folguedos maranhenses, priorizando a investigação das máscaras neles existentes, suprir a falta de conhecimento mais elaborado sobre esse tema, ofertando um material novo aos estudantes de arte, principalmente das linguagens cênicas e visuais, além de artistas pesquisadores e antropólogos interessados neste assunto.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Tácito Freire Borralho – Coordenador / Ana Socorro Ramos Braga – Integrante / Flavia Andresa de Oliveira Menezes – Integrante / Edson Mendonça da Costa – Integrante / John Wesley Pereira Pavão – Integrante / Silvana Raposo Cartagenes – Integrante.

OS DOIS LADOS, O Que se Ensina e o Que se Aprende nas Aulas de Arte no Maranhão (2012 – Atual)

Descrição: Levantamento e identificação de problemas, analise de planejamentos , conteúdos curriculares e metodologias de ensino em 5 (cinco) regiões do estado para avaliar a equiparação de propostas e a partir daí obter a real situação do trabalho desenvolvido e elaborar ´propostas de revisão e atualização de componentes curriculares e desenvolvimento um programa de treinamento de professores de arte, envolvendo todas as unidades das Redes de Ensino envolvidas.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2).

Integrantes: Tácito Freire Borralho – Coordenador / Ana Socorro Ramos Braga – Integrante / Tânia Cristina Costa Ribeiro – Integrante.

FIGURINOGRAFIA: Laboratório de Investigação da Grafia Visual cênica – Figurino e Cenografia (2021 – Atual)

Descrição: O FIGURINOGRAFIA ? Laboratório de Investigação da Grafia Visual – Figurino e Cenografia, surge como espaço de descoberta migratório de pesquisa entre dois aspectos das visualidades da cena – Figurino e Cenografia – que se inter-relacionam no espaço do jogo da cena artística, e, nas potencialidades pedagógicas gerenciadas no ensino do teatro. O projeto de pesquisa FIGURINOGRAFIA está vinculado ao Departamento de Artes Cênicas ? DEARTC/UFMA e ao Grupo de Pesquisa CENACORPO – Encenação e Corporeidades UFMA/CNPQ e congregará pesquisadores/as no âmbito das artes cênicas, com ênfase nos estudos e pesquisas sobre visualidade da cena contemporânea Maranhense e Brasileira..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1).

Integrantes: Jurandir Eduardo Pereira Junior – Coordenador / Michelle Cabral Fonseca – Integrante / Dayana Roberta da Silva Gomes – Integrante / Vinicius Viana – Integrante.

CORPO, GÊNERO, MODA E TRAJE: Estratégias Metodológicas de Criação do Traje de Cena por Meio do Laboratório de Traje Cênico? LABTCE São Luís- MA (2017 – 2020)

Descrição: O referido projeto de pesquisa busca desenvolver estratégias metodológicas de criação e ensino do traje, por meio do Laboratório de traje de cena. As questões desenvolvidas no laboratório de criação estética estará mediada por questões contemporâneas sobre corpo, gênero e sexualidades. A referida pesquisa é um espaço criativo/investigativo da tese de doutorado do referido coordenador da pesquisa. A referida pesquisa pauta-se na metodologia de Pesquisa- Ação , pois é desenvolvida juntamente com os alunos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2).

Integrantes: Jurandir Eduardo Pereira Junior – Coordenador / Michelle Cabral Fonseca – Integrante / Maria Brigida de Miranda – Integrante / Daiana Roberta Silva Gomes – Integrante / Renata Silva de Vasconcelos – Integrante.

A Cor na Cena nos Trabalhos de Bob Wilson e do Grupo La Fura dels Baus: Iluminação, Figurino, Maquiagem e Cenário (2021 – Atual)

Descrição: As artes cênicas têm um caráter interdisciplinar à medida que incorpora elementos de outras linguagens artísticas, como a música e as artes visuais. Nesta linha de pensamento, observamos a importância das artes visuais no espaço cênico, considerando que parte significativa da cena é composta de visualidades como iluminação, figurino, maquiagem e cenário, que contribuem decisivamente para a ação. Por ser linguagem o modo visual possui, metaforicamente falando, elementos gramaticais como linhas, texturas, planos, luz, cor, direção, proporção, entre outros, que podem ser identificados nos espetáculos. Dentre esses elementos destacamos a cor como objeto de estudo desta pesquisa, considerando sua carga de informações e capacidade de gerar experiências visuais. Além disso, cada cor possui uma variedade de significados associativos e simbólicos, que possibilitam inumerável utilização na elaboração de mensagens visuais. Por esta razão, objetivamos investigar a utilização das cores na cena, considerando os estudos sobre teoria e simbologia das cores. O recorte da investigação, nosso estudo de caso, são os trabalhos de Bob Wilson e o grupo La Fura dels Baus.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1).

Integrantes: Regiane Aparecida Caire da Silva – Coordenador / Luciana Silva Aguiar Mendes Barros – Integrante / Girlan Almeida Souza Tavares – Integrante / NUILANE RAQUEL LAGO DOS SANTOS – Integrante.

A Imagem Gráfica na Coleção Artur Azevedo: Estudo dos Processos de Impressão e da Conservação Preventiva do Papel  (2020 – Atual)

Descrição: A pesquisa trata da ?imagem sobre o papel?, em originais e impressos, incluindo o estudo da conservação preventiva. O objeto de estudo é a Coleção Artur Azevedo (1910) sob a guarda do Palácio dos Leões sede do Governo do Maranhão, a qual possui um acervo rico de objetos gráficos com diversos processos de impressão (gravuras), álbuns, revistas sobre o teatro do século XIX , originais, entre outros. É relevante a importância da imagem sobre o papel na forma de gravura ou original não somente como expressão artística criativa mas também, como fonte documental à informação para pesquisa histórica cultural de uma determinada região, bem como para áreas de conhecimento propostas: Artes Visuais e Cênicas. Sem desconsiderar a sua ligação entre Ciência e Téchne relevante, igualmente, para a história das Artes Gráficas. Pretende-se contribuir para melhorar a realidade museológica de São Luís em relação às informações dos acervos, que é exígua. Suprimir lacunas na descrição mais detalhada da Coleção Artur Azevedo, usar os resultados como material didático e igualmente como orientação para pesquisadores e monitores. Inserir os participantes na pesquisa científica com produção de conhecimento para as Artes por meio das obras analisadas, das técnicas artísticas e impressos (gravuras) predominantemente do século XIX.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) .

Integrantes: Regiane Aparecida Caire da Silva – Coordenador / Francisca Rosemary F. de Carvalho – Integrante / Ana Lucia L. Souza – Integrante / Marcos Caldas Silva – Integrante / Suane Marai S.M.Souza – Integrante / Valeria Eulina P. Pereira – Integrante / Fabiane Sousa Moura – Integrante / Stefani Sofia Veras Chagas – Integrante / Amanda Moraes – Integrante / Francisco Batista Freire – Integrante / Juliana Silva dos Santos – Integrante / Francinete Ferreira dos S. de Almeida – Integrante.

O papel na arte do Maranhão (2017 – 2019)

Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e registrar a produção artística maranhense elaborada no processo da gravura e de originais, por meio de analise de coleções de acervos em museus e espaços culturais de obras produzidas sobre o suporte do papel. Como também capacitar o discente nos princípios da conservação preventiva e na importância do patrimônio como um bem cultural. A pesquisa pretende contribuir para localizar, identificar autoria, investigar a técnica, analisar a conservação das obras encontradas, bem como, enfatizar a imagem como documento a ser divulgado, incentivando futuras pesquisas e evidenciando a importância do papel como suporte no acervo artístico maranhense. Até o momento estão sendo estudadas a Coleção do Banco Central do Brasil no Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Coleção Arthur Azevedo no Palácio dos Leões sede do governo do Maranhão.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Regiane Aparecida Caire da Silva – Coordenador / FLAVIA RODRIGUES DOS SANTOS – Integrante / DÉBORA SANTIAGO DE AZEVEDO – Integrante / ESTER PEREIRA SERRA – Integrante / MARIA RAIMUNDA SANTOS RABELO DE OLIVEIRA – Integrante / JAMILRA LEMOS DA CRUZ – Integrante / Amanda C. Moraes Nunes – Integrante / Ana Lucia L. Souza – Integrante / Daniela Lopes S.Oliveira – Integrante / Daniel Cardoso Santos – Integrante / Isamara Thayane P.Silva – Integrante / Larissa Colins Micenas – Integrante / Marcos Caldas Silva – Integrante / Valeria Eulina P. Pereira – Integrante / Suane Maria S M Souza – Integrante / Mithelle Estefany Araujo de Lima – Integrante.

AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA: O Quê e Como Se Ensina as Aulas de Arte Nas Escolas de SÃO LUÍS/MA? (2020 – Atual)

Descrição: As duas faces da mesma moeda: o quê e como se ensina as aulas de arte nas escolas de São Luís/MA? É um projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar as metodologias aplicadas nas aulas de arte a partir dos conteúdos trabalhados pelos professores do ensino fundamental das escolas públicas de São Luís. O presente estudo vincula-se ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, por ter como direcionamento a linha de pesquisa pedagogia das artes cênicas, detendo-se a investigar os processos pedagógicos em contextos de sala de aula. O que contribui nas discussões junto aos orientandos que transitam nas mesmas discussões..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro – Coordenador / Ana Socorro Braga – Integrante.

Dos dois lados: O Que Se Aprende e O Que Se Ensina Nas Aulas de Arte Nas Escolas do Maranhão (2011 – Atual)

Descrição: Estudo sobre o ensino de arte nas escolas do ensino fundamental das escolas públicas do Maranhão..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tânia Cristina Costa Ribeiro – Integrante / Ana Socorro Braga – Coordenador / AREIAS, Fernanda – Integrante / Luciana Barros – Integrante.

SOLOS MARANHENSES – Integração da Digitalização do Movimento Na Pesquisa Criação

Descrição: Projeto de pesquisa que intenciona criar um dispositivo capaz de ajudar na difusão de processos criativos que estejam interessados na informatização como suporte para criação tem artes cênicas. Partimos da elaboração de um repositório online de movimentos e gestos oriundos das danças populares maranhenses, como espaço destinado a difusão de coreografias e posteriorregistro de digitalização dos movimentos. Usaremos como base narrativa, dançarinos/brincantesmaranhenses oriundos das danças populares, que serão acompanhados ao longo de todo o processo decaptação de movimentos por uma equipe de pesquisadores das artes cênicas e da informática . Temos a intenção de representar o processo de criação teatral a partir da proposição de um expressão corporal em diálogo com um expressividade decolonial e atenta as formas dramáticas brasileiras.Como traços desta pesquisa-criação, teremos a plataforma digital, descrevendo a origem4 e a análise de movimentos oriundos dessas expressões à partir de referências teóricos em dança e corporeidades. Operacionalizarmos noções elaboradas por teorias do movimentos nas artes cênicas. Nosso intuito é: a partir de diferentes olhares sobre a análise do movimento, gerar um repositório de movimentos oriundos de danças diversas e capaz de ser acessado por profissionais das artes cênicas. Em uma segunda etapa da pesquisa, a ênfase será dada acriação de um aplicativo capaz de gerar o arquivamento do movimento coreográfico. O estudo das danças populares maranhenses servirá como base inicial para a construção dessabiblioteca digital de gestos e movimentos, que posteriormente será de livre acesso a comunidade de artistas e pesquisadores que se interessarem no tema das danças populares e da pesquisa em artes. Focamos na criação de uma ?tipologia? das danças visitadas e suas ressurgências contemporâneas. Dando ênfase sobre as formas recorrentes (padrões) e análise paramétrica das diferentes expressões..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Fernanda Areias de Oliveira – Coordenador / Ana Socorro Ramos Braga – Integrante / Tânia Cristina Costa Ribeiro – Integrante / Anselmo Cardoso de Paiva – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Auxílio financeiro.

PROCESSOS DE OCUPAÇÃO ARTÍSTICA E FORMAÇÃO: O Circo Tá Na Rua e a Revitalização Cultural do Centro Histórico (2018 – Atual)

Descrição: Investigar e registrar as práticas pedagógicas realizadas em ambiente informal do coletivo O Circo Tá na Rua relacionadas à revitalização do espaço público e suas repercussões na formação dos artistas docentes do curso de Licenciatura em Teatro da UFMA e na formação de artistas autônomos, com foco nas contribuições na prática pedagógica em ambiente formal de educação ..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fernanda Areias de Oliveira – Coordenador / Donny Wallesson dos Santos – Integrante.

PIONEIRAS/SOLTEIRAS/SOLAS? Imigração Feminina e Dramaturgias Autorais Como Sustentáculo Para Uma Cena Intermedial (2018 – Atual)

Descrição: Nosso projeto de pesquisa parte da elaboração do espetáculo intermédial “Solas”, como espaço laboratorial para construção coreografia e posterior registro de digitalização dos movimentos. Usaremos como base narrativa, entrevistas realizadas com mulheres que imigraram sozinhas. Temos a intenção de representar a processo de imigração contemporâneo de mulheres estrangeiras, a partir de um olhar cotidiano, familiar e humanista. Como traços desta pesquisa-criação além do espetáculo, teremos também a plataforma digital, descrevendo o processo de digitalização de movimentos/coreografias. Intencionamos assim, criar um dispositivo capaz de ajudar na difusão de pesquisas que sejam interessadas na informatização como suporte para criação teatral..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernanda Areias de Oliveira – Coordenador.

TÁTICAS DE SOBREVIVÊNCIA E DE AUTOGESTÃO: Estudos dos Impactos da COVID 19 Nas Artes Cênicas (2020 – Atual)

Descrição: Projeto de Pesquisa voltado para o estudo dos impactos gerados pela COVID 19 nos modos de produção do grupo Xama Teatro – MA. Sob uma perspectiva investigativa, o projeto busca refletir sobre as possibilidades de produção e de criação cênica a partir dos conceitos de autogestão e de artivismo feminista considerando as experiências vivenciadas, pelas artistas do grupo, no contexto pandêmico e pós pandêmico. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo qualitativa e se utiliza de estudos bibliográficos sobre produção cultural, arte e política..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1)

Integrantes: Gisele Soares de Vasconcelos – Coordenador / Renata Figueiredo – Integrante / Igor Nascimento – Integrante / NICOLLE MACHADO – Integrante / Nádia Ethel Basanta Bracco – Integrante.

A Vagabunda: subjetividades e políticas da cena no modo de criação de espetáculos do grupo Xama Teatro – MA (2019 – Atual)

Descrição: projeto volta-se para o estudo da figura da vedete, atriz, cantora e dançarina nos gêneros musicados – music hall, teatro de revista, vaudeville – redimensionando a pesquisa defendida em 2015, na ECA/USP, sobre os elementos que formam a atriz contadora nos espetáculos do grupo Xama Teatro. Inserida no grupo como atriz-pesquisadora-educadora, reconheço a trajetória da resistência do fazer teatral no norte do país, guiado pela força motriz do sonho, no espaço limiar entre o âmbito interno da arte teatral e a esfera exterior da vida. Nos espetáculos do Xama, as histórias pessoais se mesclam às ficcionais e o trabalho autoral resulta de uma partilha de vozes no processo para a criação do texto e da cena. O tema para a nova montagem do grupo principia da ressonância deixada pela leitura do romance A Vagabunda, de Gabrielle Colette, e do relato de imagens do sonho de uma de nossas atrizes, definindo a performance e narrativas da vedete como força motriz para a criação. A manifestação da vedete no teatro aponta ações de enfrentamento e significações do corpo em cena, na primeira metade do séc. XX e contribui para a discussão de temas atuais como o engajamento político, problemas sociais, de gênero, marginalização das artes, feminismo e a liberdade de expressão. E diante desse novo desafio, de trabalhar poéticas e políticas em cena, dentro de um processo de práxis teatral, proponho a pesquisa atual para o estágio de pós doutorado. O projeto propõe analisar processos investigativos de criação teatral a partir de três eixos: investigação documental em espaços de pesquisa e informação no Rio de Janeiro; discussão teórica acerca do teor político próprio do teatro do presente, articulando noções do real e de comunidade às histórias de opressão e de silenciamento que ressoam nas obras teatrais; participação e análise do processo criativo do grupo Xama Teatro, na montagem e apresentação de A Vagabunda, operando de forma simultânea com os resultados diretos da pesquisa..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gisele Soares de Vasconcelos – Coordenador / Igor Nascimento – Integrante / Nadia Ethel – Integrante / NICOLLE MACHADO – Integrante / JÚLIA MARTINS – Integrante / Ronaldy Matheus – Integrante.

URBANITAS – Laboratório de Investigação Cênica em Teatro, Circo e Cidade (2020 – Atual)

Descrição: Laboratório teórico-prático de criação em teatro e circo, destacando sua inter-relação com o espaço da cidade..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Michelle Nascimento Cabral Fonseca – Coordenador / Francisca Ahtange Tavares de Oliveira – Integrante / ANDRESSA PASSOS DO NASCIMENTO – Integrante.

TEATRO E INTERMIDIALIDADE? DOS PALCOS À TELA DA TV: Conexões Entre a Arte e a Comunicação (2019 – Atual)

Descrição: O projeto investiga a intermidialidade a partir de um processo estético de apropriação e ressignificação. As diferentes linguagens do teatro e do audiovisual se encontram num movimento contínuo de experimentações e renovação. Neste aspecto, a investigação destas fronteiras entre a linguagem teatral e a audiovisual se conectam e propiciam oportunidade de atingir a um público ainda maior. É nesse campo de reflexão, que elegemos a intermidialidade como categoria de análise para a transposição técnica e estética da linguagem teatral para a linguagem audiovisual/televisiva..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Michelle Nascimento Cabral Fonseca – Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Auxílio financeiro.

Grupo de Pesquisa Encenação e Corporeidades – CENACORPO (2017 – Atual)

Descrição: Grupo de pesquisa que abrange pesquisas de docentes e discentes no âmbito da encenação e da corporeidade na cena teatral..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Michelle Nascimento Cabral Fonseca – Coordenador / Tânia Cristina Costa Ribeiro – Integrante / Jurandir Eduardo Pereira Junior – Integrante.