Grupos de Trabalho

I MARAVILHA - Simpósio Nacional de Artes Cênicas do Maranhão.

Grupos de Trabalho

Dia 16

14h – GT 1 (Poéticas e processos da cena) – Coord. Profa. Dra. Gisele Vasconcelos.

DRAMATURGIA DO ATOR: processos criadores na Pequena
Companhia de Teatro. Cláudio Marconcine, Ricieri Carlini Zorzal.

O CÊNICO FEMININO: um projeto entre processos, encontros e magias. Tatiana Fernandes Viana.

PEÇA-CONVERSA: relações de coautoria entre atores e
espectadores. Marcos Cesar Coletta Pereira

TRANSmutações no Teatro do Oprimido e formulação de novas Poéticas Políticas e Performáticas. Samuel De Moraes Pretto (Sá), Michelle Nascimento Cabral
Fonseca.

16h – GT 2 (Pedagogia das Artes Cênicas) – Coord. Profa. Dra. Gisele Vasconcelos.

O TEATRO COMO MEIO PARA A REFLEXÃO EM TEMAS SOCIAIS:
uma análise da intervenção teatral sobre o feminicidio na
cidade de Piripiri-PI. Ewerton Dos Santos Silva

EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA E FORMAÇÃO DE PÚBLICO:
a mediação teatral no Festival Maranhense de Teatro Estudantil. Pryscilla Santos de Carvalho

Dia 17

14h – GT 3 (Reinvenções de escritas, métodos e procedimentos) – Coord.Profa. Dra. Regiane Caire.

Imersos Interfaces entre o Corpo e a Cena Intermedial
em (Re) Emergência). Girlan Almeida Souza Tavares.

Estudantes Mães (R) Existem. Lis Coelho, Flávia Freitas
Os conceitos de história e experiência benjaminianos em
diálogo com o processo de escrita dramatúrgica Odisseia 116. Cleilson Queiroz Lopes.

AS SAÍDAS MORAM NAS PALAVRAS? AS SAÍDAS PODEM
MORAR NAS PALAVRAS?: escrita enquanto encontro com
mulheres privadas de liberdade. Caroline Vetori de Souza.

Os conceitos de história e experiência benjaminianos em
diálogo com o processo de escrita dramatúrgica Odisseia 116. Cleilson Queiroz Lopes.

16h – GT 4 (Pedagogia das Artes Cênicas) – Coord. Profa. Dra. Tania Ribeiro.

MOSTRA ONLINE DE TEATRO NA ESCOLA: criando outros
territórios para a mediação teatral em contexto maranhense. João Victor Da Silva Pereira, Fernanda Areias de Oliveira.

OS CINCO CÍRCULOS: uma pesquisa de energias em processo. Abenilson Jatahy Bessa.

Perfil sócio artístico de grupos teatrais em atividade no estado do Piauí. Ewerton Dos Santos Silva.

Dia 18

14h – GT 5 (Poéticas e processos da cena) – Coord. Profa. Dra. Andreia Paris.

Subalternização e Políticas de Resistência no Circo e Políticas de Resistência no Circo. Sandra Silva Nunes, Gisele Soares de Vasconcelos.

DA VOZ À CENA: A construção de uma dramaturgia a partir das obras autobiográficas e memorialistas de Zélia Gattai.
Paula Leticia Da Silva Bianchi.

Equiô! Vida, morte e transmissão de saberes incorporados no Tambô de Crioula em Vargem Grande, Maranhão. Ana Socorro Ramos Braga.

16h – GT 6 (Reinvenções de escritas, métodos e procedimentos) – Coord. Profa. Dra. Luciana Barros.

Projeto Cenadelas – 2020: quando a pesquisa em artes, em
ciências sociais e as plataformas de streaming se encontram. Suzana Morelo Vergara Martins Costa.

FERRAMENTAS E MODOS DE CRIAÇÃO: autogestão teatral
vinculados a um projeto em São Luís-MA. Nadia Ethel Basanta Bracco.

CARNAVAL E PANDEMIA: subvertendo a crise, das ruas
presencias a cena virtual. Paula Batista da Silva.

VIVÊNCIAS PRÁTICAS: repensar as práticas corporais “em” e “para” um ensino remoto. Matheus Campista Mariano, Bianca Rangel Batista, Mônica Cristina Mesquita de Souza.

Dia 19

14h – GT 7 (Poéticas e processos da cena) – Coord. Profa. Dra. Andreia Paris.

A PRESENÇA DA INVISIBILIDADE: um recorrido pela
historiografia teatral brasileira em busca do negro.
Keila dos Santos Da Silva.

E EU NÃO SOU PALHAÇA?! Dramavivências de palhaças das
regiões Norte e Nordeste do Brasil. Andressa Passos do Nascimento, Michelle Nascimento Cabral Fonseca

Partindo de Mim; pedras, trilhas e linhas. André Luiz Siqueira, André Luiz Moura Siqueira.

COMPOSIÇÃO E IMAGEM NO ESPAÇO PÚBLICO: uma análise da peça “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro” do grupo Nóis de Teatro (CE). Emanuelle Maria Lear Bonfim

M13: Intervenção Urbana. Geisa Letícia Silva, Márcia Cristina de Oliveira Dourado, Tatiana Fernandes Viana, Thaís de Brito Silva

16h – GT 8 (Pedagogia das Artes Cênicas) – Coord. Profa. Dra. Tania Ribeiro.

CRIANÇAS DISSIDENTES E SUAS BRINCADEIRAS PROIBIDAS:
o que o teatro tem a ver com isso? Mateus Junior Fazzioni, Diego de Medeiros Pereira.

CURADORIA DECOLONIAL: Investigação de práticas em Arte
Educação na cidade de São Luís – MA. Josiane de Jesus da Silva, Tácito Borralho.

TEATRO E INTERMIDIALIDADE: dos palcos à tela da TV, conexões entre arte e comunicação. Geovane Borges Camargo.

A mediação da professora palhaça em um processo de Drama com crianças em ambiente virtual. Nicoli Maziero Mathias, Amanda Shéron Pedrotti dos Santos, Mateus Junior Fazzioni.

Dia 20

14h – GT 9 (Poéticas e Processos da Cena) – Coord. Profa. Dra. Andreia Paris.

A Teatralidade Junina. Samuel Ribeiro Zaratim

PROCESSOS DA CENA COSPLAY: apresentação tradicional
no evento universo nerd. Anderson Santos Rego Garros Marinho, Gisele Soares de Vasconcelos.

LUZ, O PRINCÍPIO DA CENA: deslocamento estético da cena
teatral produzida por mulheres iluninadoras em São Luís XXI. Ona Carla Silva Camara.

PERFOR.MÃE.CE: Pesquisa de um antimonólogo em curso.
Joanna Oliari Macoppi.

16h – GT 10 (Reinvenções de Escritas, Métodos e Procedimentos) – Coord. Profa. Dra. Luciana Barros.

Teatro e pandemia a reinvenção do ofício. Fernando Luiz Silva Chagas.

INDÚSTRIAS CULTURAIS: Um estudo comparado entre o Grupo Galpão de Belo Horizonte e a Companhia de Teatro de Braga no contexto da Pandemia. Fernando Luiz Silva Chagas.

CENA INTERMEDIAL: integração da digitalização do movimento na pesquisa criação. Marcos Vinicius Da Silva Maranhão, Fernanda Areais de Oliveira.

Dia 21

16h – GT 11 (Pedagogia das Artes Cênicas) – Coord. Profa. Dra. Tania Ribeiro.

DAS PRODUÇÕES TEATRAIS ÀS FORMAÇÕES DE ARTISTAS: um
estudo sobre a Santa Ignorância Companhia das Artes (MA)
entre as décadas de 90 e 2000. Raylson Silva da Conceição, Tânia Cristina Costa Ribeiro.

O Teatro de Animação e o espetáculo “A Canga”.
Silvana Raposo Cartagenes, Tácito Borralho.

Das Metodologias de Pesquisa em Artes Cênicas à Máscara. Tiago Barreto de Barros, Saulo Germano Sales Dallago.

A formação de artistas por meio da produção de festivais de teatro no interior de Minas Gerais. Ana Paula da Silva Pena, Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmão.